Estudante de Odontologia, qual caminho você vai seguir em 2024?

O ano de 2024 está chegando e, com ele, a hora de muitos estudantes de odontologia escolherem o caminho que seguirão na profissão. Se você é um desses estudantes, saiba que a sua determinação vai te conduzir a excelentes resultados. A odontologia é uma missão de cuidado e dedicação à saúde bucal, uma profissão gratificante e promissora que oferece muitas possibilidades de atuação.

A importância de uma boa formação

Para ter sucesso na odontologia, é essencial ter uma boa formação, comprometimento, dominar técnicas fundamentais, desenvolver habilidades interpessoais para lidar com as necessidades dos seus pacientes e estar sempre atualizado com as últimas tendências e tecnologias da odontologia.

Especialidades para seguir carreira: Escolha com sabedoria

À medida que avança em seus estudos, é importante analisar as diversas especialidades que a odontologia oferece, cada uma com seu próprio foco e área de atuação. Confira algumas áreas:

Ortodontia

A ortodontia é a especialidade responsável pelo estudo, prevenção e tratamento dos problemas relacionados ao crescimento e posicionamento dos dentes e ossos maxilares.

Odontopediatria

A odontopediatria está voltada para o atendimento de crianças e adolescentes. Os odontopediatras podem realizar procedimentos como profilaxia, restaurações, extrações e tratamentos ortodônticos.

Odontologia estética ou dentística

A odontologia estética ou dentística é a especialidade que atua na restauração e melhoria da estética do sorriso. Os odontologistas estéticos podem realizar procedimentos como clareamento dental, lentes de contato dental, facetas e implantes.

Harmonização orofacial

A harmonização orofacial é uma área da odontologia estética que se dedica ao equilíbrio e harmonia do rosto. Os profissionais podem realizar procedimentos como preenchimento labial, aplicação de toxina botulínica, bichectomia e lipo de papada.

Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

A cirurgia e traumatologia buco maxilo facial é a especialidade responsável pelo tratamento de diversas patologias e distúrbios relacionados à face, crânio, pescoço, maxilares e cavidade oral. Os cirurgiões bucomaxilofaciais podem atuar em casos de deformidades, traumas, tumores, infecções e doenças periodontais.

Radiologia odontológica e imaginologia

A radiologia odontológica e imaginologia é a especialidade que atua no diagnóstico e tratamento de doenças bucais por meio de exames de imagem. Os radiologistas odontológicos podem realizar procedimentos como radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias.

Endodontia

A endodontia está ligada ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa dentária e dos tecidos periapicais. Os endodontistas podem realizar procedimentos como tratamento de canal, cirurgias endodônticas e tratamento de traumatismos dentários.

Periodontia

A periodontia atua na prevenção e tratamento das doenças periodontais, que acometem as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. Os periodontistas podem realizar procedimentos como profilaxia, raspagem e alisamento radicular, cirurgias periodontais e tratamento de doenças periodontais graves.

Odontologia legal

A odontologia legal aplica os conhecimentos odontológicos às áreas do direito e da justiça. Os odontologistas legais podem atuar em perícias, auditorias, consultorias e na identificação de vítimas de crimes.

Implantodontia

A implantodontia é a área da odontologia que cuida do tratamento de pacientes com edentulismo, ou seja, que perderam todos ou alguns dentes. Os implantodontistas podem realizar procedimentos como colocação de implantes dentários, próteses dentárias sobre implantes e cirurgias de reconstrução óssea.

Conte com a KG

Independentemente da área que você escolher, a KG Sorensen estará com você, desde a faculdade até o consultório. Seja qual for a etapa da sua formação ou da sua carreira profissional, temos produtos para todos os procedimentos que você irá realizar.

Desenvolvemos kits personalizados para profissionais e instituições de ensino, temos muito orgulho de fazer parte do dia a dia da formação de milhares de dentistas fabricando ferramentas de altíssima qualidade que os acompanharão desde os anos de estudo até a sua atuação profissional.

São mais de 50 anos de pioneirismo e experiência no mercado e mais de 1.500 modelos de pontas diamantadas desenvolvidas, pensadas para oferecer maior bem-estar ao paciente, maior durabilidade, precisão e otimização do trabalho do dentista. Conte com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.